conecte-se conosco

Legislação

Deputados vão discutir uso medicinal do canabidiol na Bahia

Encontro acontece no próximo dia 9

Published

on

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) vai reunir deputados e especialistas do direito, da saúde e familiares de pacientes para debater o uso medicinal de canabidiol. O encontro é uma iniciativa da deputada Fabíola Mansur (PSB) e acontece na próxima terça-feira (9).

Defensora da legalização e representante da Bahia na Frente Parlamentar Interestadual dos Direitos da Pessoa com Epilepsia, a idealizadora do evento entende que os benefícios terapêuticos da planta já foram comprovados cientificamente. O que falta para a regulamentação da produção nacional, nesse contexto, é a superação do preconceito.

Veja também: Família baiana consegue autorização para cultivo de Cannabis medicinal

“Já é cientificamente comprovado o resultado do canabidiol na vida dos pacientes que sofrem com a epilepsia, o Transtorno do Expectro Autista, câncer, e muitas outras doenças crônicas. Isso não se discute mais, já é reconhecido pela Anvisa e pelo Conselho Federal de Medicina. Os médicos já prescrevem o medicamento”, explica Fabíola.

O que está em questão é a superação do preconceito no Brasil e a falta de conhecimento, que estão contribuindo com esse atraso”, completa a parlamentar.

Veja também: Evento na Bahia reúne especialistas, pacientes e empresários da Cannabis medicinal

Ainda de acordo com a deputada, o Estado deve entender a gravidade da situação atual, na medida em que a dificuldade de acesso ao medicamento coloca em risco a vida de milhares de pacientes no Brasil. O processo para importar o óleo de canabidiol ainda é burocrático e caro, custando entre 1 e 7 mil reais mensais.

“Há milhares de pessoas – por exemplo, os pacientes de epilepsia – que vivem em situação de vulnerabilidade, que sofrem crises convulsivas e poderiam ter uma qualidade de vida melhor se tivessem facilidade no acesso ao medicamento. É uma questão de saúde pública, mas também social”, argumenta.

Veja também: Justiça Federal determina que o SUS disponibilize remédios de Cannabis