conecte-se conosco

Legislação

ONG do RN busca autorização para cultivar Cannabis e produzir remédios

Quase 200 pacientes podem ser beneficiados

Published

on

No Rio Grande do Norte, uma instituição sem fins lucrativos está na luta para ajudar pacientes que precisam de Cannabis. A ONG Reconstruir tenta junto à Justiça Federal uma autorização para cultivo da planta e extração de seu óleo, algo que beneficiaria 80 pessoas associadas – existem ainda outras 100 na fila de espera.

A ação é encaminhada pelos advogados Gabriel Bulhões e Carla Coutinho, que reforçaram a importância da liberação judicial para que as famílias tenham mais segurança no tratamento canábico.

As enfermidades a serem tratadas são as mais diversas, desde epilepsia e microcefalia em crianças, até doenças degenerativas em idosos.

 

Menos efeitos colaterais

Aos 66 anos de idade, a mãe do empresário Yogi Pacheco, 36, sofre de mal de Parkinson há 14 anos. “Minha mãe tomava drogas pesadíssimas, que deixavam ela completamente desorientada e com muitos efeitos colaterais”, contou Pacheco.

Foi apenas com o uso da Cannabis que a vida da senhora mudou. O consumo da planta teve efeito imediato para interromper uma crise da paciente.

“Minha mãe sentiu um benefício enorme quando usou, mas ela me questionava sobre ‘virar maconheira’. O peso dos benefícios foi maior do que o preconceito”, explicou Yogi.

De acordo com ele, a classe médica precisa se abrir para buscar mais informações a respeito da Cannabis.

“Falta boa vontade dos médicos locais em estudar, porque artigos científicos não faltam, para epilepsia, depressão, insônia, fibromialgia e diversas outras doenças. Se faz um esforço para não saber, porque as informações estão disponíveis”.

Adriana Lamartine, cujo pai tem uma condição chamada tremor essencial, é uma das coordenadoras do coletivo Delta 9, ligado à Reconstruir, e destacou o princípio da ONG. “O nosso objetivo é ajudar pessoas, Cannabis sempre foi remédio e continuará sendo”, disse Lamartine.

 

Créditos da imagem: Instagram @fragrant_possibilities