conecte-se conosco

Legislação

Pernambuco tem primeira autorização de cultivo de Cannabis para adulto

Homem sofreu grave acidente com serra

Published

on

O estado de Pernambuco teve a primeira autorização de plantio caseiro de Cannabis medicinal para um adulto. O beneficiado é um homem de 32 anos de idade que sofreu grave acidente com uma serra em 2017.

Veja também: Família que viralizou na internet consegue autorização para cultivo de Cannabis

O paciente teve lesão grave na mão, precisando passar por várias cirurgias e pelo uso de medicamentos analgésicos, como a morfina, que estavam ocasionando fortes efeitos colaterais e, assim, impedindo a continuidade de suas atividades profissionais.

Foi na Cannabis que ele encontrou a melhor alternativa de tratamento. De acordo com a Defensoria Pública da União (DPU), responsável pela decisão judicial, ele “apresentou significativa melhora: já nos primeiros três dias, sentia melhoras sobre as dores, com duas semanas as coceiras estavam controladas e a dor modularizada e o sono regulado”.

A Justiça levou em conta a “boa-fé” do paciente, que procurou resolver a situação pelas vias legais – importar o medicamento ocasionaria custos de 16 mil reais anuais, valor que não poderia ser bancado pelo acidentado.

Veja também: Justiça autoriza empresa a cultivar espécie de Cannabis para fins medicinais

Agora, foi possível reduzir o tratamento para apenas um remédio além da Cannabis: “a dosagem do amitril foi reduzida de 75mg para 25mg e, atualmente, o assistido faz uso apenas do óleo da Cannabis e do medicamento amitril, na dosagem de 25 mg, uma vez ao dia”, descreve a decisão da defensora pública Tarcila Maia Lopes.