conecte-se conosco

Negócios

Antigo ministro de Portugal vira consultor internacional da Tilray

Governo do qual fez parte foi responsável por descriminalizar consumo de drogas

Published

on

Qual a melhor pessoa para aconselhar uma empresa que está iniciando atividades em país estrangeiro? Um ex-governante, talvez? Pois essa foi a decisão da canadense Tilray, empresa que produz Cannabis medicinal. A companhia convidou Jaime Gama, antigo Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros de Portugal para ser seu consultor internacional.

“A Tilray convidou-me para integrar o seu conselho consultivo internacional, a par de muitas outras individualidades internacionais, e eu aceitei”, disse Gama ao jornal português Público.

Veja também: Médicos católicos resistem à legalização da Cannabis em Portugal

A empresa canadense anunciou que, até 2020, deve investir 20 milhões de euros para cultivar Cannabis medicinal na cidade portuguesa de Cantanhede. A produção será voltado ao mercado europeu.

“Uma empresa que exerce atividade autorizada em Portugal, certamente aprecia ter em conta a opinião de quem integrou um Governo (1995-2002) pioneiro de novas políticas para debelar a toxicodependência, hoje internacionalmente reconhecidas pelos seus resultados positivos”, referindo-se ao fato de ter sido ministro durante o mandato António Guterres, durante o qual o consumo de drogas foi descriminalizado.

Fábrica da Endopure também foi anunciada

Em agosto de 2018, a empresa portuguesa Endopure anunciou a instalação de uma fábrica para produção de óleo de Cannabis na cidade de Nelas, situada na província de Beira Alta. Com menos de 5 mil habitantes, a região deve ter sua economia aquecida com a geração de, ao menos, 21 postos de trabalho. O investimento é de 5 milhões de euros.

O Brasil é um dos países que a empresa pretende focar em exportação. Outros quatro locais também fazem parte dessa estratégia: Estados Unidos, México, França e Reino Unido.