conecte-se conosco

Negócios

Unicamp faz parceria com startup para analisar variedades de Cannabis

Estudo servirá para o desenvolvimento de medicamentos

Published

on

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) firmou uma parceria com a Entourage Phytolab, startup de Cannabis, para que se possa analisar variedades da planta. Mais de 240 tipos serão testados, avaliando suas condições agrícolas, químicas e genéticas para saber quais podem ser mais utilizadas na produção de medicamentos brasileiro.

Veja também: Entourage Phytolab conclui fórmula de novo medicamento à base de Cannabis

Haverá o plantio controlado de Cannabis, algo que ainda necessita de autorização da Anvisa. A proposta prevê que as instalações tenham rígido controle de segurança, com acesso por biometria, portas duplas e monitoramento remoto por câmeras.

“Vamos importar sementes de variedades já conhecidas na Europa. Cruzando os dados, vamos ter o indicativo para que a Entourage desenvolva seu portfólio de medicamentos”, afirmou Ílio Montanari Jr., curador da coleção de plantas medicinais da Unicamp e coordenador do projeto.

Ele explicou também como será o pedido especial de liberação do plantio. O documento de autorização especial está sendo preparado. Acredito que em no máximo três meses esteja autorizado. O convênio prevê um prazo de quatro meses para adequações nas nossas instalações e 24 meses de pesquisa propriamente dita”, disse Montanari.

Aceleradora quer desenvolver startups de Cannabis medicinal no Brasil

“As pessoas tendem a achar que toda planta de Cannabis é igual, mas a verdade é que existem muitas variedades diferentes. A pesquisa nos permitir selecionar as mais resistentes, produtivas e mais indicadas para cada tratamento, abrindo o caminho para o desenvolvimento de medicamentos inovadores, ainda mais seguros, eficazes e acessíveis”, contou Caio Santos Abreu, CEO da Entourage Phytolab.