conecte-se conosco

Saúde

1º CannX Brasil compartilha informações científicas sobre medicina canabinoide

Evento acontece no início da próxima semana

Published

on

De 12 a 14 de novembro, acontece o 1º Cannx Brasil – Congresso Internacional de Medicina Canabinoide. O encontro será realizado no Centro de Convenção Rebouças, na cidade de São Paulo, e reunirá especialistas do mundo todo, especialmente Israel, Brasil e restante da América Latina. Autoridades locais também estarão presentes.

O objetivo do Cannx é contribuir regional e globalmente para melhorar a conexão científica nesse campo. O foco será na pesquisa e na experiência clínica, destacando o papel homeostático do sistema endocanabinoide e o uso de canabinoides na prática clínica com a finalidade de tratamento de dor, epilepsia, câncer, autismo e o cuidado integrado para idosos.

Brasil e Israel foram pioneiros no estudo da medicina canabinoide. Uma pesquisa da equipe do israelense Raphael Mechoulam – responsável pela descoberta dos compostos da Cannabis – e do grupo do brasileiro Elisaldo Carlini produziu cinco artigos científicos entre 1975 e 1982 sobre as propriedades antiepilépticas da Cannabis.

Passadas algumas décadas, milhares de pessoas aproveitam os benefícios medicinais da planta, melhorando sua qualidade de vida. Apesar da resistência de governos e indústrias, o movimento é crescente e tem fomentado a legalização da Cannabis em vários locais.

O 1º Cannx Brasil pode ser um marco para a regulamentação do uso medicinal no Brasil, disseminando um conhecimento que ainda é grande tabu na sociedade e inclusive na comunidade médica.