conecte-se conosco

Saúde

Canabidiol pode servir como antibiótico

Pesquisa foi realizada em universidade da Austrália

Published

on

O químico Mark Blaskovich, pesquisador sênior da Universidade de Queensland, na Austrália, realizou um estudo para avaliar o potencial do canabidiol (CBD) em matar bactérias. Os resultados foram animadores, indicando que o composto da Cannabis funciona contra espécies resistentes a antibióticos, como a Staphylococcus aureus.

Bactérias gram-positivas, a exemplo das causadoras da pneumonia, foram atacadas com sucesso pelo canabidiol. As gram-positivas, por outro lado, possuem membrana extra e ficaram protegidas do efeito do CBD.

Antes de acontecerem testes em animais e em seres humanos, mais alguns experimentos devem ser realizados em laboratório.

A pesquisa é financiada pela farmacêutica australiana Botanix Pharmaceuticals e a equipe de Blaskovich deve buscar a aprovação do órgão de saúde responsável para comercializar seu produto após o fim dos estudos.

Na Austrália, as vendas de Cannabis medicinal começaram no ano passado e o uso recreativo da planta também pode ser legalizado nos próximos anos.