conecte-se conosco

Saúde

Médico brasileiro cria documento para explicar benefícios e desmistificar CBD

“É INCAPAZ de causar dependência ou ‘dar barato’”, explica o professor

Published

on

Apesar de o debate a respeito da Cannabis ter crescido no mundo e até mesmo no Brasil, o tema ainda gera polêmicas e pode colocar em xeque a carreira de profissionais renomados. Mesmo diante dessas preocupações, o Dr. Lair Ribeiro resolveu fazer um documento bastante explicativo e didático sobre os benefícios do CBD.

Ribeiro é “cardiologista e nutrólogo com mais de 45 anos de prática médica”. Foi “médico-cardiologista por 17 anos nos Estados Unidos”, trabalhando em três universidades e produzindo “149 trabalhos científicos publicados em revistas americanas indexadas”.

“Este é o documento mais polêmico que já redigi até hoje. Para ser sincero, com essa publicação eu estou colocando minha carreira em risco como nunca fiz em toda minha vida. As histórias reais que vou apresentar terão suas identidades preservadas. O motivo de tudo isso é que, no Brasil, muita gente poderosa ainda se incomoda quando se fala de Cannabis”, diz o Dr. na apresentação.

Ele descreve com cuidado os benefícios da planta, que pode tratar esclerose múltipla, Parkinson, epilepsia e câncer, entre outras doenças. Depoimentos de pacientes, cujas identidades são preservadas, também aparecem.

“Eu tinha um tumor maligno e precisei enfrentar radioterapia e quimioterapia. A enfermeira colocava o cateter no dedo eu já começava a vomitar, até que meu médico me falou do CBD. Foi aí que eu comecei a reagir”, disse um paciente de Canoas, no Rio Grande do Sul.

No final do documento, Ribeiro ainda orienta os pacientes sobre como obter o medicamento. “Se no primeiro mês você não perceber nenhuma melhora, é só cancelar – sem compromisso ou necessidade de explicação”, explica Ribeiro.