conecte-se conosco

Saúde

Sesab comprará CBD para cumprir “demanda judicial”

Órgão baiano vai adquirir quatro frascos do produto

Published

on

Em publicação no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira (8), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que irá adquirir quatro frascos de canabidiol. Os interessados podem entregar propostas para compra do produto “CANABIDIOL, 60MG/ML, EXTRATO ORAL, FRASCO COM 100 ML (6000MG)” até o dia 14 de maio.

A nota destaca que a medida tem objetivo de “atender determinação judicial” e que o processo de aquisição é “emergencial”.

Nota do Diário Oficial do Estado. (Foto: Reprodução)

A origem da demanda, com paciente e doença a ser tratada, não foi especificada pela Sesab. Por se tratar de uma ordem da Justiça, não haverá licitação.

No final de fevereiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador tomou decisão semelhante depois do pedido de um paciente com epilepsia grave e sem condições financeiras de arcar com o alto custo do remédio, que atualmente só está disponível no Brasil por importação. A SMS convocou empresas para apresentarem preços do medicamento Revivid Tincture – Canabidiol 1000mg/30 ml.

Apesar de ter sido retirado da lista de substâncias proibidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o canabidiol ainda não faz parte da Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Dessa forma, o remédio ainda não pode ser produzido no país e a sua obtenção pelo poder público só acontece por meio de demanda judicial.

Fonte: G1.