conecte-se conosco

Saúde

Unifesp oferece curso online grátis sobre Cannabis medicinal

Material desenvolvido na Universidade de Washington foi traduzido pela instituição brasileira

Published

on

Um curso online sobre Cannabis medicinal da Alcohol & Drug Abuse Institute (Instituto de Abuso de Álcool e Drogas, em tradução livre), da Universidade de Washington, ganhou versão adaptada e traduzida para a língua portuguesa. Trata-se de um trabalho do Maconhabrás, grupo de estudos interdisciplinares a respeito da planta, em parceria com o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicos (Cebrid) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Veja também: Cientistas europeus descobrem molécula que anula efeitos colaterais do THC

O material tem o objetivo de “preencher as lacunas da formação médico-científica em relação ao manejo da dor crônica e ao uso medicinal” da Cannabis, de acordo com a introdução do curso. Essa pode ser uma boa oportunidade de formação dos médicos no Brasil, na medida em que a Cannabis medicinal, ainda que com limitações, deve fazer parte do arsenal de medicamentos indicados aos pacientes ainda este ano.

Serão apresentados os mecanismos de ação da planta, a legislação do estado de Washington e do Brasil (módulo 1) e as práticas clínicas que permitem a aplicação de Cannabis (módulo 2).

Veja também: Mãe narra evolução da filha com Cannabis: “Hoje brinca e dá gargalhada”

Para acessar o material, basta acessar o site do Cebrid, fazer o download do material e baixar o aplicativo “Articulate”.